O mutirão carcerário esteve ontem (20) na Unidade Penal Ricardo Brandão (UPRB), presídio masculino de regime fechado de Ponta Porã. A visita contou com a presença da Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que acaba de assumir interinamente a Coordenadoria das Varas de Execução Penal (COVEP). Também participaram da inspeção o juiz auxiliar da Corregedoria, Fernando Paes de Campos, o juiz coordenador do mutirão carcerário em MS, Albino Coimbra Neto, o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, e o diretor de Operações da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes.
As autoridades vistoriaram todas as dependências, desde a área de segurança, setores de educação, saúde e oficinas de trabalho. Ouviram os presos e recolheram pedidos de análise de processos.
A desembargadora elogiou as várias frentes de trabalho prisional existentes no presídio, onde atualmente os internos atuam com: produção de pisos, fabricação de uniformes e camisetas, reforma e produção de carteiras escolares, mesas e móveis para as escolas municipais, e fabricação de tijolos ecológicos, vasos e peças para decoração de praças e jardins, além de paralelepípedos de cimento.
Ela também elogiou a parceria com o município na reforma de carteiras escolares e destacou que a imagem positiva que o presídio de Ponta Porã vem conquistando junto à sociedade, tem possibilitado a aproximação de empresários interessados em oferecer emprego aos detentos.
Já o juiz Albino Coimbra elogiou a parceria do Conselho Comunidade de Ponta Porã que tem auxiliado em várias ações no estabelecimento prisional, desde oferecimento de uniformes aos presos a obras de ampliação.
As vistorias do mutirão também foram realizadas nas cidades de Naviraí, Dourados, Três Lagoas, Paranaíba, Cassilândia, Rio Brilhante e Amambai. Para a próxima semana estão previstas visitas em Corumbá, Miranda, Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti.
Autor da notícia: SCS, com informações da Agepen
Extraído de TJ MS