Notícias

Dados da Justiça em Números passam a estar disponíveis no site do CNJ

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013

Toda a base de dados da pesquisa Justiça em Números, feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir de informações dos tribunais, está agora disponível para acesso público. A abertura do banco de dados permite que acadêmicos, advogados e instituições de pesquisas ampliem os estudos sobre o Poder Judiciário para além dos pontos já abordados pela publicação do CNJ.

A liberação dos dados é mais uma iniciativa do CNJ em atendimento à Lei n. 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, e foi determinada pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, por meio da Portaria n. 216, de 19 de dezembro de 2012. O banco de dados do Sistema de Estatísticas do Poder Judiciário fica disponível para consulta pública de forma permanente, estabelece o artigo 1º da Portaria, que também garante aos interessados o direito de buscar informações mais atualizadas diretamente nos tribunais.

O acesso aos dados brutos vai permitir que os pesquisadores façam seus próprios estudos e que todos os cidadãos conheçam melhor o Poder Judiciário brasileiro.

(Com informações do site do: Conselho Nacional de Justiça)

Autor: Conselho Federal da OAB

Extraído de JusBrasil

Imprimir

Todos os Direitos Reservados a DJ ONLINE