Os eleitores que têm alguma pendência com a Justiça Eleitoral e pretendem votar nas Eleições 2012 devem resolver a sua situação até as 19h desta quarta-feira (9/5). Para atender à demanda, os cartórios eleitorais e as centrais de atendimento ao eleitor estão trabalhando em regime de plantão. Além de alistamento eleitoral, transferência e revisão dos dados, esse prazo também vale para os jovens que vão fazer o seu 1º título. O voto é facultativo para os adolescentes que terão 16 ou 17 anos até a data do 1º turno, marcada para 7 de outubro, e obrigatório para os que estarão com 18 anos até lá.
O chefe de cartório da 12ª Zona Eleitoral de Florianópolis, Franco Bressan da Silva, alertou os jovens com 18 anos para não se esquecerem de apresentar o comprovante de serviço militar obrigatório no momento em que forem fazer o alistamento eleitoral.
Em 9 de maio, vencerá também o prazo para: os eleitores com necessidades especiais, inclusive idosos, solicitarem a mudança de sua seção para uma de fácil acesso; e para os cidadãos que estiverem com o título cancelado ou suspenso regularizarem a sua situação, caso contrário não poderão votar, pois os seus nomes não constarão da folha de votação da seção eleitoral. Aos eleitores que desejam somente requerer a segunda via do título, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vencerá em 27 de setembro, dez dias antes da eleição.
Título Net – Para agilizar o atendimento antes de ir ao cartório, o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet, ou seja, passar por um pré-atendimento eleitoral. Trata-se do sistema Título Net, que permite preencher os dados on-line e depois comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o título.
Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. É importante lembrar que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação, sendo emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.
Estatísticas – Desde 1º de janeiro deste ano, os cartórios eleitorais de Santa Catarina receberam requerimentos de 114.630 alistamentos (emissões do 1º título), 87.505 transferências, 45.381 revisões de dados e 762 emissões de segunda via, o que representa 248.278 operações com título. Os atendimentos volantes prestados a eleitores de cerca de 60 municípios nesse período foram responsáveis por 12.046 operações (4,9% do total). Foram solicitados 6.088 alistamentos, 3.940 transferências, 1.964 revisões de dados e 54 emissões de segunda via.
Do TRE-SC
Fonte: Conselho Nacional de Justiça