Paim propõe reajuste maior para aposentadorias
Para recuperar a defasagem da renda e o poder de compra dos aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima de um salário mínimo, Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto determinando que os benefícios acompanhem o crescimento da massa salarial dos trabalhadores formais brasileiros.
Pela proposta (PLS 361/12), o reajuste seria calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses, acrescido do percentual equivalente à taxa de crescimento real da remuneração média dos trabalhadores empregados no país.
— Essa fórmula de cálculo resolveria para sempre o debate que acontece todos os anos para saber de quanto será o aumento real dos aposentados — opinou o senador.
De acordo com Paim, a medição do crescimento da massa salarial dos brasileiros seria feita com base no recolhimento do FGTS e em informações da própria Previdência. Paim considerou que o sistema não resultaria em reajustes exagerados, mas em valores que a Previdência teria condições de pagar.
Fonte: Jornal do Senado
|