DJ Online - Notícias

Terça-feira, 22 de Maio de 2012
 

Publicações eletrônicas do TJMS ultrapassam 127 mil acessos


Com pouco mais de dois anos do lançamento do primeiro livro, em janeiro de 2010, as publicações eletrônicas disponibilizadas no Portal do Tribunal de Justiça já ultrapassam 127 mil acessos, segundo dados de 17 de maio deste ano.

O link para acesso está localizado no canto inferior esquerdo da página, sob a denominação “Publicações Eletrônicas” (http://www.tjms.jus.br/publicacoes_eletronicas.php) e consta de três divisões, sendo duas revistas e uma de legislação. A consulta é aberta à Magistratura, Servidores do Poder Judiciário, Advogados, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Estadual e Municipal, estudantes, operadores do Direito e sociedade em geral.

De acordo com a coordenadora de Jurisprudência e Legislação do TJMS, Débora Lumi Umada Barbosa, diversas áreas do Tribunal utilizam a consulta como ferramenta de trabalho, dentre elas as assessorias, a Secretaria de Gestão de Pessoal e a Judiciária. Ela ressalta que a grande facilidade das publicações serem eletrônicas é a atualização dos textos, pelo fato de ser mais rápida e dinâmica, e a redução de gasto com papel, por não ser mais necessária a impressão. “Antes era necessário imprimir e redistribuir para os plenários, gabinetes e secretarias. Hoje todo mundo já pode acessar o texto atualizado mais rápido”.

A Revista dos Juizados Especiais passou a ser on-line este ano e já conta com mais de mil acessos. Na parte de jurisprudência são 14 edições da Revista Trimestral, que totalizam 47.637 acessos. A parte de Legislação, com oito publicações, é a que conta com o maior número de consultas, sendo 78.386 acessos. A publicação mais consultada é o Regimento Interno do TJMS, ultrapassando 28 mil acessos. Segundo Débora, a quantidade maior de consulta se dá por ser a publicação que mais sofre alterações.

O objetivo das publicações eletrônicas é disponibilizar o conteúdo das revistas para pesquisa em menor tempo, atualizar os livros de legislação com celeridade; possibilitar o acesso simultâneo e remoto; diminuir o custo de produção e distribuição; eliminar a impressão; melhorar a acessibilidade da informação; contribuir com o meio ambiente e disseminar a informação.

No link podem ser encontrados ainda sob a forma eletrônica o Regimento da Secretaria do Tribunal de Justiça; os Juizados Especiais Cíveis e Criminais; o Estatuto dos Servidores Civis; o Código de Organização e Divisão Judiciárias; a Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul; o Plano de Cargos e Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário e o Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social TJ/MS